segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GREVE DA UERJ: Novos acontecimentos

Diante de tantas dúvidas acerca da greve, o Cacos informa através de um texto escrito pelo Diedro Barros, graduando em Jornalismo pela UERJ, o que vem acontecendo na nossa Universidade:

- Os professores saíram de greve?

Tecnicamente não. O que aconteceu é que em assembleia nesta segunda (03/09), eles decidiram suspender a greve (o que significa paralisar as atividades de greve por tempo determinado) para ver a posição assumida pelo Governo do Estado em negociar a pauta de Dedicação Exclusiva.

- Mas existe o risco de voltarmos à greve?

Sim. Os professores já marcaram para o próximo dia 12/09 (quarta-feira) mais uma assembleia da categoria, para avaliar a janela de negociações aberta com o governo estadual , e caso o resultado seja insatisfatório existe a possibilidade da paralisação ser retomada.

- E o calendário, como fica? Quando as aulas voltam?

Ainda há um certo impasse sobre o calendário acadêmico. Os professores em assembleia tiraram que a discussão sobre a retomada do calendário só seria feita após a assembleia do dia 12/09. Só que na próxima quarta, dia 05/09, tem uma sessão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, onde o Reitor (sem qualquer necessidade de consultar os docentes) pode apresentar uma proposta de calendário e forçar a retomada total das atividades da universidade. Então, as aulas só retornam depois desses impasses resolvidos. 

- Quais foram os ganhos dos professores grevistas?

Concretamente, nenhum. Analisando friamente, houve um recuo do movimento grevista por conta das ameaças de corte de ponto e de só começar a negociar após o fim da greve. Sem contar que o projeto de Dedicação Exclusiva tem vários problemas e não atende as necessidades reais dos professores da universidade. Há uma contraproposta que será apresentada ao governo do Estado na rodada de negociações, mas não há a garantia real que esta exista.

- E pra terminar, como ficam os estudantes e técnicos da UERJ com toda essa situação?

Bem... Os técnicos continuam com sua mobilização de greve, e precisam se fortalecer se quiserem continuar com o movimento. Há um boato não confirmado sobre um projeto de Plano de Cargos e Carreiras que o Reitor teria entregue ao Governo do Estado, mas segundo o Sintuperj ele não apresentou o protocolo e o secretaria de Planejamento do Estado afirmou que não recebeu nada. Já para os estudantes, a situação é muito complicada para se sustentar um greve em que 150 estudantes que tocarão com outros 30 mil em sala de aula. A greve estudantil não se sustenta por falta de mobilização dos próprios estudantes. Amanhã, dia 04/09 está marcada a Assembleia Estudantil, que se realizara às 18 horas no 1º andar.

O Cacos está presente e acompanhando todo o processo de greve que dura desde o dia 11 de junho de 2012, e, caso haja necessidade, convocará os alunos da Faculdade de Comunicação Social para a realização de uma assembleia. Fiquem ligados!

Docentes votam pela suspensão da greve até dia 12/09


Um comentário:

  1. poderia ter fingido um pouco de objetividade/neutralidade tão reivindicados no jornalismo.

    ResponderExcluir

- Este é um espaço destinado a comentários sobre as publicações do Blog do Cacos UERJ. Para dúvidas, comentários ou reclamações específicos entre em contato conosco por e-mail: cacosuerj@gmail.com
- Comentários anônimos não são aceitos.
- Colabore com argumentos, sugestões ou críticas.