Quem somos

Gestão 2015 - IntegraCACOS


O Centro Acadêmico da Comunicação Social da UERJ - Cacos - é formado por estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Fundado em 1983, o Cacos serve como um espaço de organização, discussão e propostas para a melhoria dos cursos da FCS - aqui divididos em Relações Públicas e Jornalismo - e também para a reflexão das realidades que giram em torno dos profissionais das duas áreas.



Tendo em vista o distanciamento entre xs alunxs da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e seu centro acadêmico, o CACOS, a gestão 2015, IntegraCACOS, eleita no pleito de 2014, traz como principal proposta o estreitamento dos laços entre CA e alunxs. Acreditamos que a faculdade deve ser vivida de maneira plena e construtiva pelxs estudantes, sendo assim, enxergamos como fundamental a existência de um centro acadêmico atuante e que represente as suas demandas. Por isso convocamos você, alunx da FCS, para atuar junto conosco, junte-se a nós! A sua voz é a nossa voz!




Como trabalhamos



Trazendo a perspectiva horizontal do trabalho dos coletivos ligados a movimentos sociais, a gestão do Cacos se divide em Grupos de Trabalho (GTs), onde todxs têm voz e participação ativa nas discussões. Em nossas reuniões toda a gestão tem o mesmo peso para argumentar sobre as pautas e votar. Acreditamos que não hierarquizar o trabalho é fazer do Cacos um espaço de discussão aberto e plural, para todxs.



As reuniões gerais da gestão acontecem todos os meses ou sempre que necessário. Os grupos de trabalho possuem autonomia para se reunirem e discutirem questões relativas a cada atribuição, sempre se reportando quanto às decisões para a gestão. Sempre que necessário, o Cacos pode convocar xs estudantes da FCS para uma Assembleia Estudantil, em que questões são colocadas para apreciação de todxs.




Grupos de Trabalho



Comunicação
- Atribuições: Gerenciar os veículos de comunicação virtual (blog, e-mail, redes sociais) e presencial (murais, impressos) do Cacos, cuidando da divulgação de todos os informativos de interesses dxs estudantes. Como Centro Acadêmico de uma Faculdade de Comunicação, este GT é estratégico para fazer circular informações essenciais àxs estudantes com qualidade e eficiência.
- Integrantes: Daniel Botelho, Danilo dos Santos, Hara Flaeschen, Rayssa Dias, Samuel Costa e Vitor Gilard.

Estrutura
- Atribuições: Monitorar a organização e limpeza da sala do Cacos, cuidando dos bens móveis que possuímos e prezando pela conscientização de todxs de que a sala deve ser preservada coletivamente. Organiza a Reestruturação do Cacos, evento realizado semestralmente para limpeza geral da sala. Examina a necessidade de compra de materiais de consumo. Estabelece contato com a Prefeitura do Campus e/ou Secretaria da FCS para viabilizar a realização de eventos organizados pelo Cacos. Avalia a necessidade de reparos estruturais no Cacos e encaminha o pedido para os órgãos na UERJ e FCS responsáveis por tal.
- Integrantes:  Daniel Botelho, Hygor Nuner, Mariana Salles e Nathália Dias.

Eventos
- Atribuições: Coordenar a Comissão Organizadora de eventos culturais e acadêmicos do Cacos, objetivando trazer à FCS atividades extracurriculares que somem ao desenvolvimento profissional e cultural dxs estudantes. Apoiar a Atleticacos na organização de eventos esportivos.
- Integrantes: Danilo dos Santos, Hara Flaeschen, Hygor Nunes, Mariana Salles e Vitor Gilard.
Finanças
- Atribuições: Gerenciar os recursos do Cacos, fornecendo balancetes financeiros públicos mês a mês sobre o caixa do CA. Estabelecer diálogo, em parceria com o CA de Psicologia, sobre a locação dos espaços para cantina e xerox no 10º andar. Os contratos firmam o repasse, em 50% para o Cacos e 50% para o Capsi, do aluguel dos estabelecimentos que fornecem estes serviços para a FCS e o Instituto de Psicologia. Captação de patrocínios, além de avaliação de uso de recursos próprios do Cacos para eventos acadêmicos, culturais e esportivos destinados a estudantes da FCS. Avaliação do uso de recursos financeiros para compra de bens para o Cacos quando necessário. A transparência, responsabilidade e uso consciente do dinheiro público nas atividades do Cacos são essenciais.
- Integrantes: Thalyta Mitsue.

Relações Externas
- Atribuições: Estabelecer diálogo, inclusive burocrático, com órgãos fora da FCS: Centros/Diretórios Acadêmicos (CAs e DAs), Diretório Central dxs Estudantes (DCE), Reitoria, Sub-Reitorias e departamentos da UERJ, assim como CAs e DAs  de Comunicação de outras instituições, executivas de curso (Enecos) e entidades estudantis (como a União Nacional dxs Estudantes - UNE). Realiza a aproximação com sindicatos, organizações e movimentos que tenham em seus debates questões referentes à Comunicação e à UERJ. Objetiva trazer para a FCS oportunidades e ideias que circulam pelas universidades, além de viabilizar parcerias e apoios necessários às atividades do Cacos.
- Integrantes: Daniel Botelho, Hara Flaeschen, Karina Santos, Nathália Dias e Samuel Costa.

Relações Internas
- Atribuições: Estabelecer diálogo, inclusive burocrático, com órgãos dentro da FCS: Secretaria e Direção da Faculdade, Departamentos, laboratórios, funcionários e corpo docente no geral. O objetivo é estar atento ao que acontece dentro da nossa faculdade, monitorando mudanças e melhorias.
- Integrantes: Hygor Nunes, Karina Santos, Mariana Salles, Nathália Dias e Rayssa Dias.




Departamentos da FCS
Como representante discente (dxs alunos), o Cacos está presente nas reuniões realizadas pelos Departamentos da FCS em que são discutidas pautas que tangenciam o dia a dia da Faculdade e que interessam axs estudantes. Todos os assuntos e decisões de interesses deliberadas nas reuniões são também trazidas para as discussões da gestão do Cacos, assim como projetos e questões propostas por estudantes são levadas ao conhecimento do corpo docente.




Cacos UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524, sala 10.053, 10º andar
Pavilhão Reitor João Lyra Filho - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
20550-900
cacosuerj@gmail.com 
(21) 2334-0391


curta nossa página no facebook.com