O 35º Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social está chegando (falta 1 mês), e aqui no Rio a galera da Enecos já organizou 2 pré-encontros. Confira o que rolou no 1º pré-encontro, realizado na FCS/UERJ no dia 07/06!
O 1º pré teve como tema a Qualidade de Formação do/a Comunicador/a Social, uma das bandeiras históricas de luta da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social. Com a presença das convidadas Prof. Ana Lúcia Vaz (UFRRJ) e Moa Valle (publicitária e ex-Enecos), mais de 50 estudantes de várias escolas de Comunicação do Estado do RJ compareceram à UERJ para dar início aos debates que vão se desenvolver no Enecom 2014.
![]() |
Ana Lúcia Vaz (à esquerda, de camiseta escura) e Moa Valle (centro). Foto: Guilherme Alves |
Existe autonomia no jornalismo?
Ana Lúcia falou sobre a autonomia da/o Jornalista frente à cultura dentro das empresas de Comunicação que diminui a liberdade para pensar criticamente o próprio trabalho. Autora do livro "Jornalismo na correnteza" (Editora SENAC), a professora falou também sobre movimento estudantil e a importância das/os estudantes se unirem para transformarem suas realidades e, principalmente, se (trans)formarem.
![]() |
Estudantes reunidos após o debate na UERJ. Foto: Eduardo Paulanti |
Ética publicitária
Moa Valle, publicitária formada pela UFF e ex-militante da Enecos, afirmou a importância do movimento estudantil e da contra-escola em sua formação profissional. A publicidade, muitas vezes vista apenas sob a ótica mercadológica, pode ser protagonista de mudanças na sociedade quando dissemina campanhas que buscam fomentar o debate crítico. Moa citou o exemplo da campanha "Não é curtição, é exploração sexual", da ONG Instituto Promundo, contra a exploração de crianças e adolescentes e com foco na Copa do Mundo no Brasil.
O debate deu voz a várias/os estudantes, que falaram sobre experiências de formação fora da sala de aula e sobre a ausência de pautas importantes nas disciplinas dos cursos, como as discussões apresentadas pelas convidadas e por outras/os estudantes no pré-encontro. Compareceram à Faculdade de Comunicação Social da UERJ estudantes da UFRJ, UFF, UERJ, UFRRJ, PUC, CCAA, e outras.
No Enecom
Durante o Enecom o Mosquemom (Mostre o seu que eu mostro o meu) é um dos espaços mais importantes da programação, em que estudantes debatem sobre as realidades dos cursos em suas universidades e pensam em alternativas para o movimento estudantil organizado nos CAs e DAs. É um dos espaços mais esperados pela galera, em que, separadas/os por habilitação, as/os encontristas podem trocar experiências e pensar em soluções conjuntas/os.
Saiba mais
- Site da Enecos: www.enecos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Este é um espaço destinado a comentários sobre as publicações do Blog do Cacos UERJ. Para dúvidas, comentários ou reclamações específicos entre em contato conosco por e-mail: cacosuerj@gmail.com
- Comentários anônimos não são aceitos.
- Colabore com argumentos, sugestões ou críticas.